Segue uma pequena lista de mitos e verdades sobre a maquiagem, se você tem alguma dúvida sobre essas questões, chegou a hora de resolve-las de vez!
Passar base nos lábios melhora a durabilidade do batom.
Verdade – Passar base ou corretivo, preferencialmente líquidos ou cremosos, aumenta a durabilidade do batom. Além disso, estes itens também ‘corrigem’ a cor dos lábios, deixando a cor do batom mais real. Evite usar produtos muito densos e secos para não ressaltar as linhas dos lábios.
Sorrir para passar o blush revela o local correto para aplicação do produto.
Verdade – Quando se quer o blush ’efeito saúde’, o local certo para aplicação é na parte mais alta das maçãs do rosto. Ao sorrir, essa parte ressalta, então é só esfumar o blush com movimentos circulares em cima dela, diluindo as laterais para não ficar marcado.
Passar corretivo antes da base ajuda a esconder melhor as espinhas.
Depende – Se for corretivo colorido para neutralizar a cor, sim. Mas, se for na cor da pele, o ideal é que seja depois da base, como complemento. A dica é aplicar o corretivo em cima da espinha e esfumar somente em volta dela, cuidando para não tirar o produto de cima.
Passar lápis na linha d’água diminui os olhos.
Verdade – Passar lápis na linha d’água diminui os olhos, principalmente, se eles já são pequenos ou levemente fechados. Nesse caso, o recomendado é passar o lápis em cima (na raiz) ou por fora (abaixo) dos cílios. O contorno deve ser apenas do meio do olho para fora e esfumado. O uso do lápis bege e/ou branco na linha d’água aumenta abre o olhar.
O pó facial ou compacto reforça as linhas de expressão.
Verdade – Ambos reforçam as linhas de expressão e o compacto ainda mais. É preciso ter muito cuidado na hora de aplicar, deixando de fora a região dos olhos, onde tem maior concentração de linhas de expressão. Quanto mais idade, menos pó na maquiagem deve ser utilizado.
O corretivo utilizado na área dos olhos deve ser um pouco mais claro que o tom da pele para disfarçar as olheiras e iluminar a região.
Mito – O corretivo deve ser na cor da pele. Ninguém precisa saber que você está usando este item. O fato de ser mais claro não vai cobrir mais as olheiras, pelo contrário, pode até deixar a região acinzentada. Existem iluminadores e corretivos iluminadores com textura específica para iluminar essa região, o que é mais adequado.
O lápis de contorno dos lábios deve ser mais escuro que o batom para realçar o efeito da cor.
Mito – O lápis deve ter a cor do batom. O contorno dos lábios não pode aparecer, o lápis tem de se fundir com o batom. O melhor é fazer o contorno nos lábios com o lápis, esfumar para o centro e, depois, aplicar o batom por cima.
Passar o batom com pincel ajuda na fixação do produto.
Verdade – O pincel consegue preencher melhor os lábios dando mais cobertura e acabamento. Ele se faz mais necessário quando os batons são coloridos ou escuros porque esses tons precisam ser espalhados melhor e de uma definição melhor dos contornos.
Hidratar a pele antes de iniciar a maquiagem ajuda a dar um efeito mais natural.
Verdade – A pele hidratada e com textura macia faz com que os produtos deslizem e sejam mais aderidos, deixando o efeito mais natural.
Sombras mais escuras devem ser aplicadas no côncavo para dar profundidade ao olhar.
Verdade – As sombras mais escuras dão profundidade ao olhar quando esfumadas no côncavo. Uma dica é aplicar uma cor colorida ou mais clara em toda pálpebra móvel e, depois, esfumar utilizando a mais escura no côncavo.
Produtos de origem natural ou que tenham ingredientes da flora nunca provocarão alergias e problemas.
Mito – Muitos produtos de origem natural e da flora são extremamente tóxicos. O uso correto para cada tipo de pele é fundamental e alergias ou intoxicações são possíveis.
A pele “se acostuma” com determinados produtos que jamais poderão causar problemas.
Mito – A pele pode reagir alergicamente a um produto de maquiagem que você usa há anos. Isso é raro; mas acontece.
É certo usar maquiagem depois de fazer aplicação de um creme “antiidade”.
Verdade – A maquiagem não interferirá nos efeitos do creme. Basta apenas que você faça um intervalo de quinze minutos.
Antes de me maquiar, posso fazer uso de filtro solar.
Verdade – Exatamente como explicado antes para o caso dos cremes.
Maquiagem tem sempre que combinar com o que estou vestindo.
Mito – Você até pode variar as cores. Mas o conjunto tem que ser harmônico.
Usando uma sombra de cor forte devo usar batons claros.
Verdade – Na maquiagem a regra de ouro é não exagerar. Se você usar cores fortes num batom ou numa sombra; deve usar tons mais próximos do neutro nos outros itens.
Posso usar sombra mousse durante o dia.
Verdade – Mas só determinadas cores. Lembre-se da regra contra o exagero.
Produtos para tonificar a pele, limpá-la e maquiá-la devem ser da mesma marca.
Verdade – Se possível, use sempre produtos de uma mesma linha e que se complementam para um resultado completo.
Para melhorar a expressão do olhar deve-se usar sombra preta sempre.
Verdade – A sombra preta realça a combinação de cores escolhida e reforça a expressão do olhar dando uma maior definição ao seu contorno.
Posso abusar do blush para realçar as maçãs do rosto.
Mito – O excesso de blush fará com que você fique parecendo uma boneca antiga e proporcionará um visual carregado e artificial.
Na maquiagem noturna, posso usar um batom de cores fortes.
Mito – À noite o foco da maquiagem deve ser o realce do olhar. Por isso prefira tons de batom mais claros e discretos.
Devo dar preferência às bases líquidas ou cremosas.
Verdade – Essas bases ressecam menos a pele. Aplique com a ajuda de uma esponja umedecida em água.
Sombras escuras diminuem os olhos, as sombras claras têm um efeito inverso.
Verdade – A sombra deve ser usada com os tons mais fortes nos cantos externos dos olhos e bem perto dos cílios. Os tons mais claros, na parte de cima, bem na raiz da sobrancelha e sempre se deve ficar de olho na quantidade.
Devo aplicar a sombra antes do delineador.
Verdade – O delineador deve sempre ser aplicado em uma camada muito fina e de dentro para fora dos olhos, junto à raiz dos cílios superiores.
Como você pode ver coisas que achávamos verdades não o são e mentiras que tínhamos como certas são, realmente, verdades.Outra dica para compor o visual é ficar atento ao penteado e a beleza dos cabelos.